Escolas de samba de destaque no Carnaval RJ de 2020 – O que esperar para 2021?

Todos os anos, o Rio de Janeiro se torna palco para a maior celebração carnaval do mundo; um espetáculo de desfiles vibrantes, trajes elaborados e danças extravagantes, tudo ambientado no magnífico Sambódromo. Pesquisar todas as informações sobre carnaval no Rio pode ser uma tarefa difícil, principalmente porque cada escolas de samba do rio de janeiro tem uma programação diferente, assim como temática e samba enredo.

No ano de 2020 listamos os destaques das apresentações para também te ajudar a pensar no que há por na programação do Carnaval 2021. 

Felizmente para você, nós preparamos este infográfico prático cheio de dicas úteis e fatos divertidos para que você possa aproveitar ao máximo este festival simplesmente espetacular de ruído e cor.

Foliões e dançarinos de samba tomaram as ruas do Brasil e desfilaram nas primeiras horas para a primeira noite de seu carnaval anual.

Milhares de dançarinos das escolas de samba do país foram para o Sambódromo no Rio de Janeiro no primeiro dia da celebração de cinco dias para marcar o início da Quaresma.

As mulheres eram retratadas em roupas brilhantes, ligando g-strings e vestindo vestidos de cabeça e arte de rosto intrincado enquanto participavam da extravagância.

Bateristas de mangas da Real desfilaram através de São Paulo, enquanto artistas do sexo feminino emparelharam saltos mortais com vestidos de penas e balançaram suas ancas no estádio.

Barroca da Zona Sul prestou homenagem à líder quilombola Teresa de Banguela durante sua apresentação de abertura.

Espectadores assistiram de fora enquanto os artistas cantavam uma canção intitulada “Benguela … um clama Barroco a Ti, Tereza” , uma referência a uma mulher que veio de Angola e lutou contra a escravidão no Brasil do século XVIII.

Um carro alegórico marcante representando a ativista dos Direitos Humanos Marielle Franco, que foi assassinada em março de 2018, foi visto segurando uma mordaça durante a primeira noite do desfile do Carnaval. Os membros de vários desfiles representam diferentes partes da extravagância anual, enquanto homens e mulheres participam de uma série de danças e performances fascinantes.

Os festeiros dirigem-se para o Sambódromo, onde terão lugar competições de samba entre escolas de dança rivais e desfiles.

O Carnaval do Rio normalmente começa uma semana antes da Quarta-Feira de cinzas, com festas começando em dezembro, apesar de ser fortemente influenciado pelas tradições europeias e Africanas de hoje. O primeiro foi realizado na década de 1640 em homenagem aos deuses do vinho grego e viu os romanos organizarem eventos para celebrar Saturnália e Baco.

A Igreja Católica Romana então estabeleceu as tradições básicas e o Festival “Entrudo” foi introduzido pelos portugueses.

Em 1840, o primeiro carnaval de máscaras teve lugar e viu a influência dos carnavais italianos – com foliões dançando para a polca e valsa. O Samba foi então incorporado em 1917.

Enquanto o aspecto Mascarado do carnaval é derivado da Itália, a cultura africana também influenciou os trajes do Carnaval do Rio, que são feitos de penas, Grama e ossos.

Veja tudo isso sobre a cobertura do Carnaval 2020 antes de começar o de 2021, no vídeo abaixo: